Tecnologia

PMs do Rio começam a usar câmeras em uniformes a partir de segunda

Os equipamentos começam a gravar automaticamente por 12 horas

As imagens e áudios são transmitidos em tempo real ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC)
As imagens e áudios são transmitidos em tempo real ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) |  Foto: Divulgação / Governo do Estado
 

Rio - Policiais militares do Rio de Janeiro começarão a usar câmeras portáteis nos uniformes a partir de segunda-feira (30).

Inicialmente os equipamentos serão instalados nos uniformes de militares do 2º BPM (Botafogo), 3º BPM (Méier), 4º BPM (São Cristóvão), 6º BPM (Tijuca), 16º BPM (Olaria), 17º BPM (Ilha do Governador), 19º BPM (Copacabana), 23º BPM (Leblon) e 1ª Companhia Independente da Polícia Militar (Laranjeiras). Unidades subordinadas ao 1º Comando de Policiamento de Área.

As instalações dos equipamentos estavam programadas para serem realizadas no dia 16 de maio, no entanto, a empresa responsável não conseguiu cumprir o prazo de entrega por causa de problemas operacionais e pediu mais 20 dias. O governo do Rio abriu processo e a companhia pode ser penalizada pela demora.

Funcionamento

Os equipamentos começam a gravar automaticamente por 12 horas quando os policiais os retiram de uma espécie de totem que ficará nos batalhões, usando reconhecimento facial. Eles também permitem que funcionários no centro de monitoramento conversem com o policial. 

Transmissão

As imagens e áudios são transmitidos em tempo real ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no centro da cidade, e ficam armazenados em uma nuvem por 60 dias. Segundo a empresa, eles passam por uma autenticação que impede qualquer tipo de edição ou alteração.

< Dor e comoção marcam o enterro de militar da Aeronáutica Tempestade: Governo envia equipes após mortes no Grande Recife <